17. junho, 2011|Norte|11 Comentários

Seja Bem Vindo a São Gabriel da Cachoeira

São Gabriel da Cachoeira é um município que fica a 850 quilômetros de Manaus, faz fronteira com a Colômbia e a Venezuela e tem o acesso somente por barco ou avião. É o principal acesso para o pico da Neblina, o ponto mais alto do Brasil, a 3.014 metros de altitude.

Apesar da localização longínqua, a cidade é esculpida por muitas belezas naturais como a floresta Amazônica e suas imponentes serras e as corredeiras do Rio Negro e praias fluviais de areias brancas e cachoeiras.

A cidade destaca-se por sua população composta por 90% de índios e descendentes de 23 etnias distintas, distribuídos em povoados que produzem um rico artesanato admirado e vendido no Brasil e no exterior.

Dentre as aldeias existentes, apenas a dos Tucanos, a dos Ianomâmis e a dos Banivas podem ser visitadas, porém como ainda mantém costumes primitivos, os passeios só podem ser realizados com autorização da Funai; normalmente são passeio feitos de voadeiras, os barcos com motor de popa que duram de seis a doze horas.

Sao Gabriel da Cachoeira 1

Sao Gabriel da Cachoeira 1

Principais Atrações

Parque Nacional do Pico da Neblina – Possui gigantescas elevações, com 2.992 metros de altura e variadas espécies da flora e da fauna ali presentes.

Reserva Biológica Estadual Morro dos Seis Lagos – Situada no Parque, possui espelhos d’água de diferentes cores, fenômeno que se dá devido aos diversos tipos de minérios concentrados na região.

Reserva Biológica Estadual Morro dos Seis Lagos

Reserva Biológica Estadual Morro dos Seis Lagos

Serra da Bela Adormecida – Conjunto de montanhas que desenha o perfil da princesa do conto de fadas deve ser apreciado do alto do Morro da Fortaleza, um forte lindo, construído em 1763.

Serra da Bela Adormecida

Serra da Bela Adormecida

Morro da Boa Esperança – Conhecido pelos painéis de azulejo encravados nas rochas, que relatam a via-crúcis, podem ser observados ao longo da subida que leva às capelas de Nossa Senhora Auxiliadora e do Cristo Crucificado.

Sao Gabriel da Cachoeira 3

Sao Gabriel da Cachoeira 3

Praia Grande – Formada pelas águas do Rio Negro, a praia é temporária, só aparece entre setembro e janeiro na época de seca, é um ótimo local para se refrescar. Tem uma faixa de 500 metros de areias brancas e as águas são geladas por conta dos riachos que descem do pico da Neblina.

Sao Gabriel da Cachoeira 5

Sao Gabriel da Cachoeira 5

Turismo em São Gabriel da Cachoeira

Saiba que dentro da cidade de São Gabriel da Cachoeira caberia o Estado de Pernambuco inteiro. Por outro lado, vinte prédios iguais ao Copan bastariam para abrigar a sua população. O lugar dá acesso ao pico mais alto do país, e ainda está cercado pela maior floresta tropical de todo o mundo. Ou seja, a cidade é super especial, isso porque 90% de sua população é indígena, inclusive o prefeito e o seu vice, que foram eleitos no ano de 2008.

Explicar onde fica a cidade é simples. É só observar no mapa do Amazonas e procurar, no noroeste, um desenho que parece um animal. A região é popular e conhecida como “Cabeça do Cachorro”. Mas, chegar lá não é muito fácil. O centro de São Gabriel da Cachoeira fica às margens do Rio Negro, distante a 850km de Manaus. As alternativas são os barcos, em uma viagem que dura cerca de quatro dias, ou voos que partem da capital. Ambas as opções custam caro para o bolso do turista.

Sao Gabriel da Cachoeira 2

Sao Gabriel da Cachoeira 2

Vale citar que grande parte do território do município é pura Floresta Amazônica, com diversas tribos indígenas, o que torna a cidade um destino de sonho para os ecoturistas e para quem tem interesse em mergulhar a fundo na cultura peculiar desses povos. Mas, o visitante precisa saber que a cidade é pobre e sem muita estrutura para receber os seus turistas, já que o local conta com acomodações e opções gastronômicas simples e em quantidade reduzida.

Mas, mesmo assim é uma ótima opção de destino para escapar um pouco da rotina e conhecer um lugar que acrescente cultura e experiência de vida a sua bagagem. Vale a pena conhecer São Gabriel da Cachoeira, uma cidade fascinante que acolhe os seus turistas e visitantes da melhor forma possível. Tenha uma boa viagem!

Conheça Mais de São Gabriel da Cachoeira

Imagem de Amostra do You Tube

Confira Nossa Galeria de Fotos e Comente!

 


 

Artigos Relacionados
Comentários
  1. joão roberto|18:05, 29. julho, 2011 Responder

    lugar muito belo ouvi falar a mais de dez anos e ao ver na internet fique encontado um abraço para todos deste lugar. sou de maceió alagoas.

  2. Tania Fernandes|23:59, 27. outubro, 2011 Responder

    Saudades!
    Pessoalmente e tao lindo como nas fotos, morei por dois anos.
    Vale a pena conhecer.
    Sou de Sao Paulo apaixonada pelo Amazonas.

  3. eidepradoei|6:12, 21. abril, 2012 Responder

    sou de sao gabriel da cachoeira; moro em manaus a 12 anos ; formei minha familia tenho 1 bebe e petendo leva-lo para conhecer. minha linda cidade sao gabriel cacheira.

  4. aci|19:06, 25. outubro, 2012 Responder

    muito bonita a cidade, um dia vou conhece-la e visitar meu amigo sargento Gilmar do EB.

  5. Roberto Serrão|19:17, 17. dezembro, 2012 Responder

    Servi o exercito em São Gabriel da Cachoeira em 1976. Naquela época tudo era muito dificil, mas o lugar realmente é muito bonito. Tive o prazer de estudar no colegio de lá. Hoje moro em Belem, mas guardo na lembraça e beleza que é este lugar.

  6. Maria Lima|14:25, 20. janeiro, 2013 Responder

    Morei em São Gabriel da cachoeira em 1975.
    Meu esposo é militar e moramos lá por tres anos.
    Tudo era muito dificil.
    Meu filho na epóca tinha 1 ano de idade, ele adoeceu e teve que ser encaminhado para tratamento em Manaus, pq lá não tinha recursos, havia apenas um médico, e ele era ginecológista.
    Foi tudo muito difícil mesmo.
    Até que fomos morar em Manaus. O que eu mais gostava de lá era da bela adormecida. E dos garapés

  7. ricardo|0:54, 28. janeiro, 2013 Responder

    foi bom

  8. CRISTIANO FERREIRA DA SILVA|17:50, 8. março, 2013 Responder

    Espetacular. Sou de Belém e moro em açailândia – MA. Pretendo conhecer essas belíssimas paisagens. Nós brasileiros devemos valorizar nossas belezas. Apreciemos o que Deus nos reservou.

  9. Eliane|18:01, 13. março, 2013 Responder

    Cidade da minha paixão, eu amo, adoro são gariel da cachoeira, ainda vou voltar a ai. beijos meus amigos. Morei ai no ano de 1975 a 1977Me aguerdem
    a bele adormecida…….

    • Roberto Serrao|19:24, 4. novembro, 2013 Responder

      Como falei anteriormente, servi o Exercito em 76 Eliane, se vc trabalhou no quartel quem sabe a gente tenha se cruzado por lá. Fiz muitos amigos militares, pois cheguei a cabo no contingente do ano. Boas lembranças

  10. Francielen|17:57, 20. setembro, 2013 Responder

    cidade muito linda me apaxidenei por essa maravilha…sou de Barreirnha Am , mas encantada por sao gabriel.

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:
 Enviar comentário