Home / Nacionais / Centro-Oeste / São Luís do Maranhão Turismo

São Luís do Maranhão Turismo

A cidade está situada na ilha Upaon-Açu (uma denominação que foi dada pelos índios tupinambás que quer dizer “Ilha Grande”), no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e de São José de Ribamar. Quando no ano de 1621 o nosso país foi dividido em duas unidades administrativas – Estado do Maranhão e Estado do Brasil – saiba que São Luís foi a capital da primeira unidade administrativa, sendo que no ano de 1737 com a fundação do Estado do Grão-Pará e Maranhão, Belém passa então a ser a nova capital.

São Luís do Maranhão
São Luís do Maranhão

São Luís é a principal cidade da Região Metropolitana Grande São Luís e conta com quase um milhão de habitantes, ocupando o 16 lugar de cidade mais populosa de todo o país, ocupando uma área de 828,01 Km² e está localizado no Nordeste do Brasil. É interessante citar que São Luís é a única cidade brasileira que foi fundada pelos franceses e é uma das três capitais de nosso país que está situada em ilhas, sendo que as outras são Florianópolis e Vitória. De acordo com os dados do IBGE, a cidade tem o 12º maior parque industrial entre as 27 capitais do país. É definida também em uma pesquisa que foi realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) uma das melhores cidades para se trabalhar em nosso país. Vale citar que São Luís é a quarta maior cidade da Região Nordeste e ainda a 13ª maior capital brasileira.

Guia de Viagem São Luiz do Maranhão

A cidade é riquíssima em várias manifestações culturais, como por exemplo, o tambor de crioula, cacuriá, quadrilhas juninas, reggae, entre vários outros tipos de festivos que atraem muitos turistas e visitantes a essa bela região. A sua culinária também é super saborosa e deliciosa, de dar água na boca, com tantas delícias regionais.

A cidade de São Luís, no estado do Maranhão, foi fundada no ano de 1612 pelos franceses, mas quem realmente deu as características arquitetônicas do estado foram os portugueses, deixando como herança, mais de três mil sobrados e casarões que se encontram espalhados por todas as ruas e praças do Centro Histórico, localizado no bairro da Praia Grande e boa parte deste tesouro arquitetônico foi tombado pela UNESCO.

Sao Luis do Maranhao Turismo
Sao Luis do Maranhao Turismo

Além da história, São Luís também reserva atrações culturais e tradições, como o Bumba Meu Boi, uma manifestação folclórica que combina teatro, música e dança, atraindo visitantes do Brasil e do mundo, interessados em participar da colorida festa que toma conta das ruas da cidade durante os meses de junho e julho.

Outra presença marcante em São Luís é o reggae, um ritmo de origem jamaicana que está presente nas rádios, clubes e bares, e que conferem a São Luís o título de “Jamaica Brasileira”.

Turismo em São Luis MA

Com boa parte do casario colonial datado dos séculos 18 e 19 foi restaurada e remete a uma viagem a um passado de muita prosperidade e ostentação. Hoje, os antigos solares do barões abrigam espaços culturais, museus, lojas e restaurantes que preservam em suas fachadas os coloridos azulejos portugueses.

Vale citar que a capital do Maranhão costuma atrair milhares de turistas que vão à cidade para conferir os seus mais diversos passeios, em sua grande parte, realizados ao ar livre. Saiba que a orla marítima é repleta de praias lindas, das mais belas que você pode imaginar. A infraestrutura na costa é super desenvolvida, com diversos bares ao longo de toda a praia. E quem adora a vida noturna, vale citar que as baladas são super divertidas, e investem na cultura da região e no folclore. Ou seja, as festas são super diferentes, mas curiosas e interessantes ao mesmo tempo.

É interessante citar que a cidade aposta pesado e de forma constante no turismo e dessa forma, existem muitos hotéis por toda a cidade, o que forma uma grande estrutura hoteleira. Dessa forma, você conta com diversas opções de hospedagem, já que São Luís conta com hotéis, pousadas e chalés para todos os bolsos e todos os gostos. Você vai adorar conhecer essa cidade, já que ela é uma ilha que reserva muitas histórias, festas, lendas, ritmos, culturas, e muito mais, para todos os seus turistas. Por causa de um processo de restauração e revitalização do Centro Histórico, no ano de 1997, São Luís foi reconhecida pela UNESCO como um “Patrimônio da Humanidade”, o que reforça o seu valor turístico.

Portanto, faça as suas malas o quanto antes, faça uma reserva em algum bom hotel da cidade, e encante-se por São Luís. Você certamente vai adorar conhecer essa linda cidade, que conta com muitas opções de passeios, para todos os gostos, e ainda oferece toda a estrutura necessária para que a sua viagem seja a melhor possível, do jeito que você merece para descansar e curtir toda a sua temporada de férias. Tenha uma boa viagem!

Praias em São Luiz do Maranhão

Praia do Olho d’água

Suas extensas faixas de areia propiciam a prática de alguns esportes, na água a pedida são os esportes que se praticam com vela, já que nos meses de julho a dezembro os ventos são bem fortes na praia. A beleza natural em volta fica por conta das falésias e morros.

Praia do Calhau

Possui bares, restaurantes, e casas de veraneio, por todo esse suporte é que super procurada aos finais de semana, nas temporadas de verão também é bem procurada. Possui váiras ondas quebrando na beira da praia o que contribui para uma visão espetacular, não é a toda que é considerada uma das mais belas de São Luis. Fica localizada na extensão da Avenida Litorânea.

Praia de São Marcos

Com vários bares em sua orla, é bastante procurada por jovens que buscam animação e agitação nas noites de São Luís. É conhecida também como praia da marcela, suas ondas mais fortes que propiciam a prática de surf atrai amantes do esporte. Suas faixas de areia têm tom amarelado, bem fina e com dunas. Lá você pode encontrar as ruínas do séc 18 do Farol São Marcos. A praia fica a aproximadamente 7Km do centro da cidade, na Avenida Litorânea.

Praia de São Marcos São Luis MA
Praia de São Marcos São Luis MA

Praia da Ponta d’Areia

Não é própria para banho em algumas partes, mas conta atrações bem divertidas para quem vai visitá-la, lá você que curte reggae vai poder participar de shows, conhecer a fonte de Santo Antônio, aproveitar os bares e restaurante que ficam em volta, ou simplesmente caminhar e se divertir com alguns esportes na beira da praia. A praia possui uma excelente estrutura com hotéis em sua volta e bons restaurantes, pertinho dali também é possível visitar o Parque Ecológico da Lagoa da Jansen. A praia fica a 4 Km do Centro de São Luis.

Praia da Ponta d’Areia São Luiz MA
Praia da Ponta d’Areia São Luiz MA

O Que Fazer em São Luiz do Maranhão?

Capital do estado brasileiro do Maranhão, na região Nordeste do país, a cidade abriga diversas opções para quem procura diversão e lazer de qualidade com o toque que apenas a região nordestina pode proporcionar. Há lugares e coisas a se fazer para todos os gostos.

Há festas folclóricas e religiosas, como o Carnaval, a festa de São João, a Festa da Juçara em outubro, a Paixão de Cristo e Divino Espírito Santo.

Centro de Sao Luiz MA A Noite
Centro de Sao Luiz MA A Noite

Além disso, há ainda fontes, igrejas, os teatros Arthur azevedo, Alcione Nazaré, João do Vale entre outros, palácios, as muitas e belas praias e a Lagoa da Jansen.

Sem dúvida alguma, Maranhão é um Estado indispensável para quem gosta de praias e opções variadas, especialmente São Luis, tudo isso com o prazer e alegria que só o Nordeste consegue proporcionar.

Festas em São Luiz do Maranhão

Curta Sao Luiz MA
Curta Sao Luiz MA

Confira os festejos mais famosos de São Luis, sejam eles culturais, folclóricos ou religioso:

Carnaval

Festa animada na cidade, os habitantes e os turistas se divertem em meio a músicas, danças e batuques, além de marchinhas conhecidas. As bandas são puxadas pelo centro da cidade por trios elétricos que animam e colocam pra cima o público que acompanha, algumas bandas que fazem muito sucesso por lá são: Vagabundos do jegue, Esbandalhada, Descascar Alho, Siri Kumkãimbra, Jegue Folia e Bicho terra são as mais conhecidas. Possui blocos organizados, que são bem parecidos com escolas de samba e participam de competições, o carnaval de São Luiz sofre influências afro que podem ser percebidas em alguns dos seus blocos que contam a forma de viver do caboclo.

São João

A festa começa no dia 13 de junho, que é dia de Santo Antônio e segue pelos dias de São João, São Pedro e São Marçal. Os moradores de São Luiz consideram com a maior festa da cidade, e se envolve em todas as formas de comemoração como os famosos arraias que tomam conta da cidade. Uma atração que chama a atenção e é a principal atração dos festejos é o bumba-meu-boi, que conta uma história muito interessante que o Estado do Maranhão guarda com muito carinho e materializa durante as festas, diversas outras atrações ligadas ao folclore ocorrem no município, são elas: o caroço, tambor de crioula, cacuriá, quadrilha e o lelê. No dia 29, que é dia de São Pedro os grupos de bumba-meu-boi tem o costume de ir até a capela de São Pedro homenagear o santo e pagar promessas.

Festa da Juçara

Reúne turistas e moradores da cidade, na zona rural do município. Saiba que Juçara é o mesmo que açaí. Acontece no mês de outubro no Maracanã, que tem como principal atração gastronômica açaí com camarão seco e farinha, açaí é o que não falta no estado do maranhão. Você não pode deixar de participar e experimentar essa iguaria, quando estiver lá, aproveite para prestigiar também as apresentações de bumba-meu-boi, visitar as trilhas ecológicas e admirar a paisagem da natureza que cerca o local.

Paixão de Cristo

Com um público de cerca de 100mil pessoas, o espetáculo acontece há 25 anos, a encenação acontece no bairro do Anjo da Guarda. O espetáculo conta com 1.200 que fazem acontecer! São técnicos, figurantes, produtores, atores entre outros. O local conta com 9 palcos que contam cada momento da vida de Jesus Cristo. O cenário é uma verdadeira atração a parte, com um palco ao ar livre, possui uma muralha com 70 torres que medem 7m cada uma tudo trabalhado em pedra.

Paixão de Cristo São Luiz MA
Paixão de Cristo São Luiz MA

Divino Espírito Santo

Acontece no mês de maio, bem no domingo de Pentecostes, a festa conta à descida do Espírito Santo aos apóstolos de Jesus. Na cidade de São Luiz costuma acontecer no Terreiro de Mina, o festejo religioso tem origem africada e é festejada com danças e tambores.

Divino Espírito Santo São Luiz MA
Divino Espírito Santo São Luiz MA

CEPRAMA

Funciona de segunda a sexta – feira das 9h da manhã ás 19h da noite, ao sábados até ás 19h da noite e aos domingos até pás 13h. Ceprama é o Centro de Comercialização de Artesanatos de São Luiz, lá você vai encontrar todos os tipos de artesanatos do município, em junho e no carnaval o local serve de palco para diversas apresentações culturais. Fica na rua São Pantaleão, 1232 Madre de Deus.

CEPRAMA São Luiz MA
CEPRAMA São Luiz MA

Pontos Turísticos de São Luiz do Maranhão

A cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão, é repleta de cultura. Por lá, você encontra diversos bares muito agradáveis, com comidas típicas e, além disso, muitos pontos turísticos e históricos que apresentam a vida do município. Confira:

Museu Histórico e Artístico de Alcântra

Localizado na Praça da Matriz, esse museu conta com um acervo que apresenta a cidade, na época em que era habitada por barões.

Museu Histórico e Artístico de Alcântra
Museu Histórico e Artístico de Alcântra

Pelourinho

Também na Praça da Matriz, o Pelourinho é decorado com diversas armas do império, sendo o mais bem conservado do país e um dos pontos turísticos mais procurados de Alcântra.

Pelourinho Alcântra MA
Pelourinho Alcântra MA

Casa do Imperador

É uma construção inacabada, que seria uma hospedaria para o D. Pedro II durante uma visita que não aconteceu.

Casa do Imperador MA
Casa do Imperador MA

Praça da Matriz

Conhecida por ser a mais famosa da região, essa praça é rodeada por casarões, além de abrigar as ruínas da Igreja São Matias e o Pelourinho. As árvores locais também são atrações devido aos seus mais de 100 anos de vida.

Parques

Lagoa de Jansen

Local ideal para passear com a família, é bastante procurada pelos moradores da cidade e pelos turistas que visitam São Luiz, lá você vai encontrar pistas para corrida, quadras para prática de esporte, ciclovias, restaurantes e muito espaço livre para passear e respirar ar puro! O parque fica em volta da lagoa mais famosa da cidade, durante a noite sua orla atrai todos para suas boates, barzinhos e pizzarias. Um ponto bem procurado por lá é o Mirante da Lagoa, onde se tem uma linda vista para uma parte da cidade.

Lagoa de Jansen São Luiz MA
Lagoa de Jansen São Luiz MA

Fontes

Fonte do Ribeirão

Construída no ano de 1796, a pedido de D. Fernando Antônio de Noronha, pois a cidade precisava de melhor saneamento. Trabalhada em Pedras de Cantaria, são 5 carrancas com bicos em bronze por onde desce ás águas que caem para antigas redes de esgoto que são galerias subterrâneas. Com uma misteriosa lenda, aguça a imaginação de quem vai visitá-la, contam que existe uma serpente que passeia pelo Centro Histórico, dizem que a cabeça dela fica na fonte ribeirão, sua barriga fica na Igreja do Carmo e o restante do seu corpo na Igreja São Pantaleão. Dizem que ela aumenta de tamanho constantemente, e que quando seu rabo se aproximar da cabeça, destruiria a Ilha. No mínimo curioso, não é?

Fonte do Ribeirão São Luiz MA
Fonte do Ribeirão São Luiz MA

Fonte das Pedras

A fonte fica na Rua de São João, perto do Mercado Central. Bancos e muito verde cercam a fonte que foi base para a tropa de Jerônimo de Albuquerque no ano de 1615. Continua com as mesmas características da época, possui seu frontão feito de Alvenaria, carrancas e bicas feitas no estilo colonial, possui calçamento e galerias subterrâneas.

Fonte das Pedras São Luiz MA
Fonte das Pedras São Luiz MA

Turismo Cultural e Religioso

Para quem gosta de atrações nesse sentido, e procuram festejos ou locais para conhecer e ficar por dentro das manifestações populares, este é o lugar! A cidade de São Luis é um município perfeito para ser visitado o ano todo! Porque durante todo o ano existe várias atrações e comemorações, embora o mês de junho seja o mais festejado devido as homenagens feitas aos Santos: Santo Antônio, São João e São Marçal.

Igrejas

Igreja da Sé

Localizada na Av. Pedro II, foi construída no ano de 1762. É catedral do Estado do Maranhão e possui seu altar tombado como Patrimônio Histórico.

Igreja da Sé São Luiz MA
Igreja da Sé São Luiz MA

Nossa Senhora do Carmo

Localizada no Largo do Carmo na Rua do Egito no Centro de São Luiz, sofreu muitas transformações e guarda muito pouco da sua arquitetura da época, muito visitada pelos turistas é uma parte sem dúvida de muita importância para a história do Estado.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo São Luiz MA
Igreja de Nossa Senhora do Carmo São Luiz MA

Nossa Senhora Santana

Localizada na Rua de Santa no Centro de São Luiz, foi construída no século XVIII, sua beleza fica por conta da estrutura neoclássica, com traços barrocos, azulejos portugueses e um belo painel que atrai os olhares de seus visitantes.

Igreja de Nossa Senhora Santana São Luiz MA
Igreja de Nossa Senhora Santana São Luiz MA

Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Localizada na Rua do Egito bem no Centro de São Luiz, sofreu restauração no ano de 1772 para manter os traços de sua construção original feita pela irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Algum tempo depois da restauração, foi presenteada com uma imagem de sua santa para seu altar – mor, as paredes da igreja conta com painéis formados por belos azulejos.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos São Luiz MA
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos São Luiz MA

Nossa Senhora dos Remédios

Localizada na Praça Gonçalves Dias bem no centro de São Luiz, construída no ano de 1719 possui em seu altar a imagem de Nossa Senhora dos Remédios. É a única da cidade com estilo gótico.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios São Luiz MA
Igreja de Nossa Senhora dos Remédios São Luiz MA

Santo Antônio

Localizada na Rua Padre Antônio Vieira no Centro de São Luiz, foi construída no ano de 1624 no local onde estavam as ruínas do convento de São Francisco pelo Frei Cristóvão de Lisboa, lá Antônio Vieira realizou o famoso “Sermão dos Peixes”, após sua construção foi doada para a Irmandade do Bom Jesus dos Navegantes.

Igreja de Santo Antônio São Luiz
Igreja de Santo Antônio São Luiz

São João Batista

Localizada entre as Ruas da Paz e São João no centro de São Luiz, foi construída no ano de 1665 pelo Governador Ruy Vaz Siqueira, possui estrutura neoclássica e foi reconstruída no ano de 1934. Sua construção conta uma história bem curiosa, dizem que a construção da Igreja foi devida a uma promessa que o Governador fez a São João Batista, já que estava envolvido com uma mulher casada tinha medo que fossem descobertos, o que seria um grande escândalo. Na sua promessa, disse que se nunca fossem descobertos construiria esta Igreja.

Igreja de São João Batista São Luiz MA
Igreja de São João Batista São Luiz MA

São Pantaleão

Localizada na Rua São Pantaleão no centro de São Luiz, foi construída no ano de 1780, realiza festas de cunho religioso como a festa de Nossa Senhora de Guadalupe e a festa de Santa Severa que são muito famosas na cidade. Conta também com uma curiosidade, desde o ano de 1829 abrigava filhos de mães solteiras o local tinha o nome de “casa dos excluídos” ou “Roda” hoje em dia não funciona mais.

Igreja de São Pantaleâo São Luis MA
Igreja de São Pantaleâo São Luis MA

Igreja de São José do Desterro

Localizada no Bairro de Desterro no Centro de São Luiz, possui uma bem curiosa. Lá atrás, nos tempo da colonização ergueram uma ermitã, quando os holandeses adentraram São Luiz no ano de 1641, destruíram o local. No ano de 1832 o santuário foi derrubado mais uma vez, na época o negro José Lê reconstruí da forma que pode com a ajuda de amigos.

Igreja de São José do Desterro
Igreja de São José do Desterro

Capela das Laranjeiras

Localizado na Rua Grande, bem no centro de São Luis foi construída no ano de 1811, também é chamada de Quinta do Barão e faz parte do Colégio Marista. Próximo a capela, existe o portão da Quinta das Laranjeiras, onde se pode observar as armas do Barão de Bajé.

Capela dos Laranjais São Luiz MA
Capela dos Laranjais São Luiz MA

Palácio Episcopal

Foi construída pelos jesuítas, era o colégio e a Capela de Nossa Senhora da Luz. Atualmente abriga a sede do arcebispado.

Palácio Episcopal São Luiz MA
Palácio Episcopal São Luiz MA

Museus

Museus Histórico e Artístico do Maranhão – MHAM

O MHAM tem sua estrutura toda em estilo colonial, possui seu piso revestido de seixos de rios, lustres sofisticados, sacadas feitas de pedra da onde se tem uma linda vista do jardim. Teve sua construção realizada no ano de 1836, e quem o visita tem a sensação de que o tempo parou ali, porque cada cantinho do lugar remete aquele tempo. Conheça os espaços que você vai encontrar no MHAM:

Teatro Apolônia Pinto

Dentro do museu você vai encontrar o Teatro Apolônia Pinto, onde ocorre apresentação de danças, peças de teatro e musicais. O teatro conta com 82 lugares e possui um espaço bem extenso.

Galeria Floriano Teixeira

É aberta para visitas de terça a domingo das 9h da manhã ás 17:30 da tarde, lá ocorrem algumas exposições de artistas plásticos não só do estado do Maranhão como de todo o Brasil, recebem também exposições internacionais. A galeria nasceu em 1999 como uma forma de homenagear Floriano Teixeira, artista plástico do estado do maranhão que é famoso no mundo todo por realizar trabalhos baseados em temas do folclore e religioso maranhense.

Jardim do MHAM

O local conta com 2 pisos, um inferior e outro superior que são revestidos por seixos de rio. Na parte inferior você vai encontrar várias coisas que remetem o passado, como por exemplo canhões de ferro do forte São Luis que é do séc. XVII, 3 estátuas de terracota inglesa vermelha que representam algumas deusas e deuses da mitologia, como a Deusa Minerva, Deusa Ceres e Deus Mercúrio, chafariz de ferro francês, lá existem também 8 postes que foram da companhia de gás do Maranhão entre os anos de 1863 á 1918. Todas essas lembranças dão um toque especial ao lugar. Na parte superior, fica o sobrado do Barão de Grajaú e a galeria Floriano Teixeira, onde acontecem diversos eventos.

Jardim do MHAM São Luis MA
Jardim do MHAM São Luis MA

O MHAM funciona de terça a domingo, das 9h da manhã ás 17:30 da tarde. Durante feriados das 9h da manhã ás 17:30 da tarde, apenas não funciona nos feriados de 1 de janeiro, domingo e terça de carnaval, na segunda – feira da semana santa, 1 de maio, 29 de junho, 8 de setembro e 25 dezembro. Localizado na Rua do Sol, nº 3218 Centro de São Luis.

Museu de Arte Sacra

O local conta com guias para apresentar as imagens sacras do séc. XIX nos estilos, rococó, maneirista, neoclássico e barroco. As fachadas do sobrado possuem azulejos portugueses e também é chamado de Solar do Barão de Grajaú.

Funciona de terça a domingo, das 9h da manhã ás 17:30 da tarde. Durante feriados das 9h da manhã ás 17:30 da tarde, apenas não funciona nos feriados de 1 de janeiro, domingo e terça de carnaval, na segunda – feira da semana santa, 1 de maio, 29 de junho, 8 de setembro e 25 dezembro. Localizado na Rua 13 de Maio, nº 500 Centro de São Luiz.

Museu de Artes Visuais

Lá você vai encontrar várias coleções do escritor Arthur Azevedo, possui azulejos coloniais, obras de artistas do estado do maranhão, fotografias e murais.

Funciona de terça a domingo, das 9h da manhã ás 17:30 da tarde. Durante feriados das 9h da manhã ás 17:30 da tarde, apenas não funciona nos feriados de 1 de janeiro, domingo e terça de carnaval, na segunda – feira da semana santa, 1 de maio, 29 de junho, 8 de setembro e 25 dezembro. Localizado na Rua Portugal, nº273 na Praia Grande

Cafua das Mercês

Também conhecido como museu do negro, lá você vai encontrar muita coisa sobre a cultura negra como instrumentos musicais, peças de origem africana e muito mais. O local antigamente era um mercado de escravos abrigado em um pequeno sobrado.

Funciona de terça a domingo, das 9h da manhã ás 17:30 da tarde. Localizado na Rua Jacinto Maia no Centro de São Luíz.

Casa da Festa

A casa da festa é um centro de cultura popular de São Luis onde você vai encontrar objetos de festas populares, adereços, roupas e objetos religiosos ou do folclore brasileiro em exposição no local.

Funciona de terça a domingo, inclusive nos feriados das 9h da manhã ás 18h da tarde.

Palácios

Palácio Daniel de La Touche

Palácio Daniel de La Touche São Luis MA
Palácio Daniel de La Touche São Luis MA

Palácio das Lagrimas

Palácio das Lagrimas São Luis MA
Palácio das Lagrimas São Luis MA

Palácio dos Leões

Atualmente sede do Governo do Maranhão, todos os seus traços remetem a cultura do estado do maranhão. Foi construída no séc XVII por francês e desde então sofreu diversas reformas e ganhou vários nomes até chegar a sua estrutura atual. Está localizado na Avenida Pedro II e pode ser visitado as segundas, quartas e sextas das 14h ás 17:30 sem nenhum custo.

Palácio dos Leões São Luis MA
Palácio dos Leões São Luis MA

Palácio Cristo Rei

Construída em estilo colonial, já foi sede de uma escola de jesuítas, e residência do capitalista José Batista do Prado, atualmente é a reitoria da UFMA.

Palácio Cristo Rei São Luis MA
Palácio Cristo Rei São Luis MA

Palacete Gentil Braga

Também é chamado de casa do canto da viração tem estilo urbano do final do séc XVIII, azul e branco os azulejos de sua fachada são portugueses, o palacete foi construído em formato L. Possui apenas 1 pavimento, mas com varandas, porão alto e mirante com 2 pisos. Este sobrado serviu de residência para o escritor Gentil Braga, onde teve inspiração para escrever sua famosa obra “Entre o Céu e a terra”. O palacete está localizado na Rua Grande, 782.

Palacete Gentil Braga São Luis MA
Palacete Gentil Braga São Luis MA

Palácio La Ravardière

Atualmente sede do Governo municipal, onde é possível ver o busto de Daniel de La Touche, fundador da cidade de São Luis. No ano de 1689, quando foi construído abrigava a Casa de Câmara e Cadeia, anos depois, após sofrer diversas reformas passou a ser chamado de Palácio de La Ravardière.

Palácio La Ravardière São Luiz MA
Palácio La Ravardière São Luiz MA

Palácio Episcopal

Tornou-se o Palácio Episcopal no ano de 1869, mas sua construção se deu no ano de 1627 quando era colégio e capela de Nossa Senhora da Luz, anos depois passou a abrigar os bispos, seminário e livraria. No ano de 1850 ficou em ruínas e foi abandonado, sendo reedificado em 1829.

Palácio Episcopal São Luis MA
Palácio Episcopal São Luis MA

Teatros

Teatro Arthur Azevedo

Possui capacidade de abrigar 750 pessoas, é bem estruturado com lojas de souvenires e bares. Foi construído no ano de 1817, passou por diversas reformas e foi restaurado em 1993 pelo Governo do Maranhão. Teve em sua reinauguração a bela apresentação “Soprano Motserrat Caballè”, não é a toa que é considerada uma das mais importantes do Brasil.

Está localizado na Rua do Sol, 180 no Centro de São Luis.

Teatro Arthur Azevedo São Luis MA
Teatro Arthur Azevedo São Luis MA

Cia. Circense de Teatro de Bonecos

Aqui as crianças vão se divertir com toda a certeza do mundo! Vão poder participar de diversos espetáculos teatrais, circo, música, mímica e muito mais! O local é um antigo casarão colonial. Está localizado no Beco do Catraeiros, Praia Grande no Centro de São Luis.

Teatro Alcione Nazaré

Para quem gosta de espetáculos musicais e de dança vai se encantar com este lugar! O teatro faz parte do centro de criatividade Odylo Costa Filho.

Teatro João do Vale

Palco onde nasce novos artistas, seja do meio do teatro, poesia ou música. Localizado na Rua da Estrela, Praia Grande – Centro.

Teatro João do Vale São Luis MA
Teatro João do Vale São Luis MA

Turismo Aventura

Gosta de emoções fortes? Curte Aventura? Então São Luis é perfeito para você! Os lugares mais procurado são os Lençóis Maranhenses que possui mar, rios e dunas e a Chapadas das mesas que tem rios, trilhas e cachoeiras. Confira nossas dicas e fiquei por dentro das opções de aventura que São Luis oferece:

Turismo Aventura em São Luiz MA
Turismo Aventura em São Luiz MA

Chapada das Mesas

Para quem gosta de estar em pleno contato com a natureza deve procurar a Chapada das Mesas, são trilhas, cachoeiras, rios, cerrados e muito mais! Você pode caminhar em alguma das trilhas, ou tomar um delicioso banho de cachoeira.

Bem procurado por pessoas que praticam esportes radicais a Chapada das Mesas conta com trilhas, florestas, sertões e um cenário de natureza muito exuberante! As cachoeiras são uma atração a parte, algumas possui quedas d’água de 15 a 86m de altura! É de encher os olhos dos praticantes de rapel. Para quem gosta de algo mais tranqüilo, você vai encontrar lugares para camping. A melhor época para banhistas nos rios vai de junho a novembro.

Lençóis Maranhenses

Bastante procurada em junho, quando há menos chuva e o local desvenda diversas lagoas se tornando ainda mais belo. Praticantes de Wind Surf, Wind Car, Wind Skatem e Kite Surf se sentem no céu, são rios, praias, lagoas e ás águas do mar e também do rio Preguiça que mais atraem essas pessoas.

O turismo ecológico trás tranquilidade e uma gostosa sensação de bem estar não é verdade? E nos lençóis maranhenses você vai sentir isso na mente e no corpo, através da natureza que está em volta dos rios.

Ecoturismo

Amantes de Ecoturismo, vão encontrar locais fantásticos para a prática desse tipo de turismo. As dicas são procurar a Delta das Américas, Chapada das Mesas e os lençóis maranhenses. Se você é praticante de Ecoturismo, confira as opções:

Delta das Américas

Se você não é amante apenas da paisagem e do verde, mas gosta também de estar em contato com os animais, este é o lugar! Aqui você pode realizar passeio pelos rios através de barcos, nadar em praias pouco visitadas e estar bem próximo dos pássaros e dos peixes. Um ponto bem famoso e bem preservado pe a Ilja do Caju, lá tem florestas, dunas e alguns animais locais, onde você pode aproveitar cada pedacinho do lugar estabelecendo contato direto com a natureza.

Gastronomia de São Luis

Bastante influenciada pelos índios, portugueses e africanos, possui um tempero especial e que não é confundido com nenhum outro! Experimente o arroz de cuxá, acompanhado de peixe frito. O prato é feito de vinagreira, farinha seca, gergelim, camarão seco e pimenta, tradição da cidade. Mas lá também é possível comer, peixadas, caranguejadas, tortas e caldeiradas de camarão. Mas pro lado Sul você vai encontrar carne-de-sol com mandioca, galinha caipira e pato guisado. Você não pode deixar de experimentar a tiquira, que é uma água ardente a base de mandioca e possui origem indígena. Os doces de sobremesa ficam ponto conta de doces de coco e buriti, os sucos famosos são os de bacuri e cupuaçu.

Onde Comer em São Luis

Chico’s Restaurante

Av. Colares Moreira, Qd. 52, Lote. 16 – Renascença São Luís – MA

Fone: (98) 3235 2815 / 3227 3165

http://www.chicos.com.br/

Restaurante do SENAC

Rua de Nazaré, nº242 – Centro – São Luís – MA

Fone: (98) 3198 1100

Restaurante Palheta

Av. dos Libaneses, Aeroporto Cunha Machado – Tirirical São Luís – MA

Fone: (98) 3245 1419

Restaurante Primavera

Av. Principal, Qd.15, Casa 14 – Cohajap – São Luís – MA

Fone: (98) 3226 4078

Restaurante Quintas do Calhau

Av. dos Holandeses, Qd. 42, s/n – Calhau – São Luís – MA

Fone: (98) 3233 6609

Restaurante Panela de Minas

Av. São Luís Rei de França, nº50 – Turu – São Luís – MA

Fone: (98) 3248 5534

Restaurante Le Sorti

Rua do Egito nº207 – centro CEP: 65010-190 – São Luís – MA

Fone: (98) 3221 3752

Auguri restaurante

Av. dos holandeses, nº6 – calhau CEP: 65071-350 – São Luís – MA

Fone: (98) 3227 5050

Espaço Armazém

Rua da estrela nº401 – Centro CEP: 65010-200 – São Luís – MA

Fone: (98) 3254 1274

Restaurante Mister Grill

Av. Marechal Castelo Branco, 375 – São Francisco Fone: (98) 4009 2255

Pousadas e Hotéis: Onde se Hospedar em São Luis

Pestana São Luís Resort Hotel

Av. Avicênia, 01 – Calhau CEP: 65071-370. São Luís – MA

Fone: (98) 2106.0505

Best Western Praia Mar

Av. São Marcos, Qd. Comercial 04 – nº12 , Ponta D’Areia CEP: 65073-310 – São Luís – MA

Fone: (98) 3235 5252

Solare Suítes Biarritz

Av. dos Holandeses, Qd. 7, Lote 2, n°2, Ponta D’Areia CEP: 65075-650 – São Luís – MA

Fone: (98) 4009 6767

Solare Number One Flat Residence

Av. dos holandeses, Qd. 29 – lote 4 – Ponta D’Areia CEP: 65075-650 – São Luis – MA

Fone: (98) 4009 3939

Albergue da Juventude Solar das Pedras

Rua da Palma, nº127 – Centro CEP: 65010-4000 – São Luís – MA

Fone: (98) 3232 6694/3221 7191

Pousada dos Leões

Rua Sete de Setembro, 287 – Centro CEP: 65010-120 – São Luís – MA

Fone: (98) 3312 2540/3222 4526

Pousada Olho D’Água

Rua dos Magistrados, 28 – Olho D’Água CEP: 65065-240 – São Luís – MA

Fone: (98) 3248 1632

Pousada da Praia

Rua dos Magistrados, 10 – Olho D’Água CEP: 65065-240 – São Luís – MA

Fone: (98) 3248 2047/3248 2759

Chalé Praia Residence

Rua das Cegonhas, nº5 – Parque Atlântico – Olho D’ Água CEP: 65065-100 – São Luís -MA

Fone: (98) 3248 1400

Condomínio Village Praia

Av. Atlântica, nº300 – Olho D’Água CEP: 65065-240 – São Luís – MA

Fone: (98) 3248 3221 / 3248 1544 / 3248 6209

Fotos de São Luis MA

 

Confira a Previsão do Tempo em  São Luis do Maranhão

 

Sobre josi

Olá Pessoal! Eu sou Josi, Administradora por formação e blogueira por paixão, estarei aqui todos os dias com vocês trazendo novidades para o site. Qualquer sugestão é bem vinda! Bem Vindos ao EspacoTurismo.com!

Veja Também

Torta de Jatoba DF

Comidas Tipicas do Distrito Federal

O Distrito Federal é uma unidade federativa muito nova, por isso é comum pensar que …

Um comentário

  1. Conheçam São Luís do Maranhão, é uma linda cidade, com muitas histórias para contar desde 1612, ano de sua fundação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *