3. fevereiro, 2011|Transporte|2 Comentários

Eclipse

Batizado de Eclipse, o iate mede 172 metros de proa a popa e custou 1,2 bilhão de dólares. O “brinquedo” foi adquirido por um empresário russo, Roman Abramovich, que colocou até um sistema antipaparazzi a laser no iate.

O sistema escaneia o espaço ao redor do iate em busca de câmeras e, se identifica alguma, descarrega um feixe de luz que “cega” a objetiva fotográfica. Tudo isso para garantir que o bilionário tenha privacidade em suas viagens pelos mares caribenhos, onde Abramovich tem uma propriedade de 238 mil metros quadrados.

Construído pelos estaleiros alemães Blohm & Voss, de Hamburgo, o Eclipse tem 24 cabines e capacidade para uma tripulação de 60 pessoas. Além disso, o iate conta ainda com duas piscinas, dois helipontos – com helicópteros-, 24 telas de cinema de 2 metros de altura, um minisubmarino, sala de ginástica, elevador, adega, e janelas à prova de mísseis.

iate eclipse

iate eclipse

Curiosidades sobre o Iate

Saiba que o Eclipse está equipado com dois helipontos, que estão estrategicamente iseridos um em cada local do iate. Os dois ficam distantes um do outro para tornar fácil as manobras dos pilotos em caso de decolagens e pousos simultâneos. Para elevar a segurança dos presentes no local, diversas câmeras infravermelhas estão instaladas em todo o iate, com o intuito de vigiar os arredores de todo o barco. Dessa maneira, em qualquer caso de invasão, o dono do barco pode conferir quais as partes do navio que estão tomadas e fugir para um local mais seguro.

iate eclipse

iate eclipse

Na popa do Eclipse, existem três pequenas lanchas que também podem ser utilizadas para qualquer caso de fuga, se necessário. Para lançar as popas ao mar, saiba que o iate faz uso de um sistema denominado float on/float off. Ou seja, o Eclipse permite a entrada de água em câmaras específicas que estão situadas no casco, e dessa maneira, vai afundando. Depois de algum tempo, o convés onde estão localizadas as lanchas fica submerso, e elas podem sair navegando.

É interessante citar que o iate conta com um sistema de radar aprecido aos utilizados em navios de guerra, o que possibilita detectar os possíveis navios piratas e até mesmo mísseis. Embaixo da água, o monitoramento é realizado com um sonar, que é um emissor de ondas sonoras, que possui um menor alcance, devido à densidade da água, no entanto, garante uma extra proteção.

iate eclipse 3

iate eclipse 3

Vale citar que a sala de máquinas e a cabine de Abramovich são totalmente blindadas, já que as paredes são reforçadas com camadas de vidros, aço e ainda laminados com películas resistentes. É interessante citar que todo o iate foi desenvolvido de forma estratégica para facilitar uma fuga, se necessário, em qualquer tipo de situação ou caso emergencial.

Conheça Melhor o Iate Eclipse

Imagem de Amostra do You Tube

Artigos Relacionados
Comentários
  1. wandao|23:29, 21. abril, 2012 Responder

    Eu acho que voce esta um pouquinho enganado, amigo. Com 172 metros de comprimento e capacidade para meras 60 pessoas? So se cada convidado pesasse em torno de 10.000 kilos. Só para fazer uma comparaçao, o titanic tinha pouco mais de 200 metros e levava “apenas” 2.500 pessoas.

  2. wandao|23:31, 21. abril, 2012 Responder

    Opa! Antes que me corrigam, agora entendi a reportagem. Eles disseram “tripulaçao”. Entao me desculpem. Foi mal.

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:
 Enviar comentário